
CRIMES CIBERNÉTICOS NA PANDEMIA
Devido ao Covid-19, a internet se tornou o pivô de transformações sociais. Diversas atividades desempenhadas presencialmente passaram a ser realizadas com maior intensidade de forma online: compras, estudos, trabalho e lazer.
📲 Com isso, houve o aumento nos chamados crimes cibernéticos, que são, basicamente, aqueles nos quais um computador, smartphone ou uma rede de computadores estão envolvidos, como meio ou como fim.
💡Aquele link enviado pelo Whatsapp por um parente, anunciando uma grande promoção, pode ser, na realidade, uma ameaça cibernética. Ao clicar e abrir essa oferta, você pode se tornar uma vítima, e ter seu dispositivo eletrônico invadido.
😭 Com sorte, seu dispositivo ficará lento, pois será utilizado pelo Hacker na mineração de criptomoedas, e, com azar, suas informações pessoais serão “sequestradas” por um ataque de ransomware. Imagine perder o trabalho do mês inteiro de home office, que lástima!
🖥️ Nesse tipo de crime, a Seção de Informática Forense irá periciar o dispositivo, de forma a tentar identificar qual ameaça cibernética causou o dano, e, através de técnicas de engenharia reversa no software malicioso, tentar obter informações que possam levar a polícia até o criminoso.
Fonte: @csi.es