4 formas de avaliar uma empresa
Se você está em busca de investidores para a sua empresa ou até mesmo compradores, é essencial saber avaliar sua empresa.
Existem diversas formas de fazer isso, mas quatro são predominantes: 1️⃣Valor Patrimonial Esse é o modelo mais simples e menos recomendado, normalmente usado por quem não tem experiência na área. Esse modelo é, basicamente, um somatório dos ativos da empresa até o momento do cálculo. Por não considerar o que ela pode render no futuro, é pouco usada por especialistas.
2️⃣Fluxo de Caixa Descontado Aqui, é realizada uma projeção das vendas da empresa e uma análise dos riscos que a empresa corre, levando em consideração o seu mercado, tamanho, etc. Tendo as projeções em mãos, o valor é descontado da rentabilidade mínima que o investidor espera ter com a empresa, assim chegando no valor presente dela.
3️⃣Múltiplo de EBITDA Esse método é muito utilizado por empresas de Private Equity e funciona como uma “receita de bolo”. Calcula-se o EBTIDA da empresa: EBITDA = Lucro Operacional – Juros – Impostos – Depreciação – Amortização; e multiplica por um número (múltiplo) para cehgar no valor da empresa. Esse múltiplo é calculado com base em benchmarks de empresas públicas e similares do setor.
4️⃣Método da Base Zero Por fim, esse método se baseia em analisar quanto custaria para um investidor ou comprador abrir uma empresa exatamente como esta, do zero. Esse valor pode ser usado como o valor da empresa sendo avaliada.
#direito #empresarial #valuation #direitoempresarial #contratosocial #postsdedireito #lei #contrato #empresa #direitoporamor #law #lawyer |