O uso diário da inteligência artificial no escritório de advocacia.
Não há sinais de que qualquer tecnologia de inteligência artificial (IA) vai substituir, a qualquer tempo, os advogados nas salas de julgamento.
No entanto, novos sistemas baseados em linguagem ampla vão se tornar progressivamente uma ferramenta de trabalho que vai revolucionar a prática da advocacia no país.
Segundo especialistas, os escritórios que adotarem as tecnologias emergentes de inteligência artificial poderão reduzir os custos dos serviços jurídicos, aumentar a eficiência e, provavelmente, obter resultados mais favoráveis em contenciosos.
Profissionais poderão, por exemplo, “cumprir tarefas sofisticadas, como as de escrever e fazer pesquisas, que requerem a proficiência de profissionais altamente treinados
No outro polo, os escritórios que resistirem à adoção dessas tecnologias terão dificuldades para se manterem competitivos em termos de custos, perderão clientes e terão menor capacidade para atrair e reter novos clientes.
Importante lembrar que advogados, em especial, têm de se certificar de que devem usar as ferramentas de inteligência artificial com o devido cuidado, para proteger a confidencialidade de suas relações com os clientes.
#chatgpt #inteligenciaartificial #ie #brasilcorrespondentes #advocacia