9 princípios constitucionais do Direito Tributário
9 princípios constitucionais do Direito Tributário 👇
O Direito Tributário é a área do Direito que regula a arrecadação dos impostos, taxas e contribuições por parte do Estado. Por isso, os princípios constitucionais se fazem muito importantes no Direito Tributário, para equilibrar os interesses do Estado e do cidadão e assegurar que a Constituição Federal está sendo cumprida.
Abaixo, listamos 9 importantes princípios que se aplicam a essa área:
1️⃣Princípio da Capacidade Contributiva: sempre que possível, os impostos terão caráter pessoal e serão graduados de acordo com a capacidade econômica do contribuinte.
2️⃣Princípio da Legalidade: é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça.
3️⃣Princípio da Anterioridade: é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios cobrar tributos no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou; ou antes de decorridos noventa dias da data em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou.
4️⃣Princípio da Irretroatividade: é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios cobrar tributos em relação a fatos geradores ocorridos antes do início da vigência da lei que os houver instituído ou aumentado.
5️⃣Princípio da Isonomia: é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios instituir tratamento desigual entre contribuintes que se encontrem em situação equivalente.
6️⃣Princípio da Não Diferenciação Tributária: é vedado aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios estabelecer diferença tributária entre bens e serviços, de qualquer natureza, em razão de sua procedência ou destino.
7️⃣Princípio do Não-Confisco: a Constituição Federal prevê que os tributos não podem ser utilizados com efeito confiscatório.
8️⃣Princípio da Não Cumulatividade: em determinados casos, é assegurado o direito de compensar o imposto pago em operações anteriores do imposto devido em cada operação.
9️⃣Princípio da Seletividade: produtos de consumo supérfluo podem ser taxados com alíquotas mais altas, e produtos tidos como essenciais devem ser taxados de forma reduzida.
#direitotributário #tributos #imposto #impostoderenda #postsdedireito #direito #advocacia #advogado #lawyer |