: 3 Ensinamentos que a Pandemia trouxe para o meu negócio
- O dinheiro é rei
Há uma razão pela qual ter pelo menos seis meses de reservas de caixa é algo que os gurus dos negócios pregam.
Manter recursos suficientes para financiar totalmente as operações durante tempos de grandes interrupções fez a diferença entre as empresas que não conseguiram sobreviver e outras que conseguiram prosperar.
As empresas com reservas de caixa sofreram menos com as incertezas do mercado.
- Inovação ou morte
Muitos empreendedores precisaram se reinventar rapidamente quando viram suas indústrias desmoronarem ou simplesmente pararem, como foi o caso da área de viagens e turismo.
A capacidade de adaptação rápida é o que manteve algumas pequenas empresas à tona, em comparação aos 25% ou mais estimados que permanecem fechados.
De médicos que se mudaram para a telemedicina e restaurantes construindo espaços ao ar livre e se concentrando no delivery ou na entrega de comida na calçada. As mudanças foram extensas.
- Crises são inevitáveis mas os danos podem ser amenizados.
Crises acontecem e ninguém está imune a isso. É inevitável. Mas você pode planejar com antecedência ou ser surpreendido.
Praticamente todas as organizações no planeta foram impactadas de alguma forma pela pandemia. Porém as empresas que tinham planos de crise ou continuidade em vigor, resistiram a essa tempestade de forma mais eficaz e com menos estresse do que aquelas que foram pegas de surpresa.
Como diz o ditado, planeje o pior e espere o melhor. É um bom conselho porque funciona.
As empresas que previram o desastre antes que ele ocorresse voltaram aos negócios muito mais rapidamente usando o pensamento criativo e a flexibilidade.
_________________________________________________________________________